Top 5 por 5: Cinco Momentos Comoventes em um Romance

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Gostaria de pensar que eu sou um ser-humano sensível, e não somente uma grande chorona. Mas o fato é que eu realmente adoro um filme que me faça chorar... Nesse caso, a teoria de que menos é mais não se aplica. Quanto mais melhor. A sensação é de quase um exorcismo. Depois disso não sobra muito que se possa sentir, é como ficar com a alma momentaneamente dormente.

Contudo, vocês hão de admitir que escolher momentos comoventes em filmes é uma tarefa árdua. A temática se torna demasiadamente abrangente. E é pensando exatamente nisso que estipulei à continuação da "meme" uma temática dentro da temática:

Cinco Momentos Comoventes (ou "chorantes") em filmes do gênero Romance:
Devo alertá-los de que existem possíveis spoilers àqueles que ainda não tiveram a chance de assistir aos filmes escolhidos.


1. Diário De Uma Paixão; Noah & Allie.


Não consegui lembrar de nada mais triste do que dois idosos, James Garner e Gena Rowlands, se re-encontrando pela última vez, antes de decidirem que não podem mais viver separados, falecendo juntos durante à noite... A memória que eu tenho da primeira vez que assisti a este filme é de ter chorado de tal maneira, que ao término meu rosto encontrava-se desfigurado.

Noah: Hi
Allie: Noah. Noah. [he kisses her hand]
Noah: Hi Sweetheart. I’m sorry I haven’t been able to be here to read to you.
Allie: I didn’t know what to do. I was afraid you were never coming back.
Noah: I’ll always come back.
Allie: What’s gonna happen when I can’t remember anything anymore? What will you do?
Noah: I’ll be here. I’ll never leave you.
Allie: I Need to ask you something.
Noah: What is it, sweetheart?
Allie: Do you think that our love can create miracles?
Noah: Yes, I do. That’s what brings you back to me each time.
Allie: Do you think our love could take us away together?
Noah: I think our love can do anything we want it to.
[She smiles tenderly. He reaches over and they kiss]
Allie: I love you.
Noah: I love you, Allie.
[He lies down on the bed with her and holds her hand.]
Allie: Goodnight.
Noah: Goodnight. I’ll be seeing ya.

2. As Pontes de Madison; Francesca & Robert Kincaid.


Existem duas cenas específicas nesse filme, uma logo após a outra, que são de partir o coração. Eu escolhi uma que é basicamente construída só de descrições, e o que resta de diálogo é parte da narração do filme, feita pela própria Francesca, personagem principal:

"You all came home. And with you, my life of details. A day or two passed, and with each thought of him, a task would present itself like a lifesaver, pulling me further and further away from those four days. I was grateful. I felt safe."

Next, we see Francesca and her husband go to town to do some grocery shopping. She returns to the car and through the massive amount of water falling from the skies, she sees Robert standing on the opposite side of street, under the pouring rain, staring profusely at her. One can easily see her anguish, longing and desperate need to reach out to him. The look on his face is one of begging for mercy. A small smile plays on her lips. He nods as if he’s understood her message and smiles back, while entering his vehicle. Francesca’s husband returns to the car and starts the engine. 

“For a moment, I didn’t know where I was. And for a split second, I thought crossed my mind that he didn’t really want me. That it was easy to talk away.”

Their car takes a turn and comes into a halt at the traffic light, which is momentarily red. Robert’s car stands right in front of their. Francesca stares ahead of her, trying to get a last glimpse of this face.

“Robert leaned over as if to get something from the glove box. Eight days ago, he’d done that, and his harm had brushed across my leg. A week ago I’d been in Des Moines, buying a new dress."

The camera shows Robert hanging the necklace Francesca gave him on his rear vision mirror. Francesca’s husband talks to her. The traffic light has turned green and Robert hasn't pulled off yet. She reaches over the door handle and holds it tightly, as if she’s going to open it. She attempts to, several times, but never manages to get through with it. Robert’s car finally pulls away. She lets go of the door handle and sobs.

“Oh no. The words were inside of me. ‘I was wrong, Robert, to stay, but I can’t go. Let me tell you again why I can’t go. Tell me again why I should go.’ I heard his voice coming back to me: ‘This kind of certainty comes but once in a lifetime.’”

3. Amor Sublime Amor; Maria & Tony


A cena escolhida para Amor Sublime Amor se enquadra naqueles casos em que a trilha-sonora tocando ao fundo já é suficiente pra me tornar num bezerro desgarrado. Some à isso Tony e Maria se abraçando pela última vez antes de Tony morrer e eu realmente me desfaço.

Tony: I- I didn't believe hard enough.
Maria: Loving is enough.
Tony: Not here. They won't let us be.
Maria: Then we'll run away.
Tony: Yeah, we can.
Maria: Yes.
Tony: We will...
Maria: [singing] Hold my hand and we are halfway there, hold my hand and I'll take you there. Somehow! Someday! Some...

4. Nosso Amor de Ontem; Katie & Hubbell


O que eu tenho a dizer sobre Nosso amor de Ontem? Várias coisas...

Por falta de melhor adjetivo, diria primeiramente que a Katie é uma pentelha. E talvez meu discernimento seja um tanto falho, mas eu diria que Hubbell é um grande mosca-morta. Dito isto, independente do caráter falho de ambos, o que importa é que queremos que esses dois fiquem juntos, questão abordada pela história: seriam duas pessoas completamente diferentes capazes de superar suas diferenças em prol de um bem maior, sendo este o amor?

Katie tem ideais de mais, Hubbel tem de menos. E  fatalmente eles atingem certo ponto onde amor é somente o que lhes resta; e todos nós sabemos que um relacionamento não se faz, tampouco se sustenta só de amor.

Enquanto eles se encontram na frente do Plaza Hotel, pode-se perceber que embora o tempo tenha passado, pouca coisa modificou - Talvez só o cabelo da Katie, que está de permanente mais uma vez - Mas ela continua sendo a mesma pessoa politicamente ativa e de opiniões extrema; Hubbell, por sua vez, continua extremamente charmoso, mas que fatalmente termina como um profissional medíocre, já que a única pessoa a expulsá-lo de sua zona de conforto é Katie.

E ao trocar um último (e dolorido) abraço durante o encontro, a expressão e atitude de ambos é o bastante para saber o quanto ainda prezam um pelo outro.

Sim, o momento que eu choro é este, obviamente. Devo confessar que a trilha-sonora, que também atende pelo título The Way We Were, serve de enorme contribuição para a choradeira que se prossegue.

Katie: Your girl is lovely, Hubbell. Why don't you bring her for a drink when you come?
Hubbell: I can't come, Katie. I can't...
Katie: I know...

5. Entre Dois Amores; Karen & Denys


Apesar de ter grande afeto por Entre Dois Amores, dos cinco escolhidos, este é o que menos choro. Ou seria só impressão, visto que a torneira só se abre nas horas finais? Enfim... Eis o que acontece: Denys e Karen terminam o relacionamento. Logo a seguir ela perde tudo o que construiu na África, vendo-se forçada a retornar à Dinamarca.

As cenas escolhidas que se passam durante os últimos momentos de Karen Blixen em sua fazenda e no dia seguinte são terrivelmente tristes - ela não somente precisa dar adeus às coisas que ela tem mais apreço, mas ao homem que ela ama. Além disso, é necessário admitir a si mesma que ele na verdade nunca a pertenceu.

Denys: I have some things to do tomorrow at Tsavo, but I’ll be back on Friday. Will that be all right?
[She smiles and nods in confirmation.]
Karen: Of course. I’ve got this little thing that I’ve learned to do lately. When it gets so bad and I think I can’t go on, I try to make it worse. I make myself think about our camp on the river… and Berkeley… and the first time you took me flying. How good it all was. And when I’m certain that I can’t stand it, I go one moment more. And then I know I can bear anything. Would you like to help me?
Denys: Yes.
[She puts music into the gramophone and walks over to him.]
Karen: Come dance with me then.
[He takes her hand and they begin to dance.]
Some time during the next day, her ex-husband shows up at the house to inform her of Denis’ death. Later at Denis’ funeral, Karen tearfully recites A. E. Housman’s To an Athlete Dying Young:
“The time you won your town the race
We chaired you through the market-place;
Man and boy stood cheering by,
And home we brought you shoulder-high.
[…]
Smart lad, to slip betimes away
From fields were glory does not stay
And early though the laurel grows
It withers quicker than the rose.
[…]
Now you will not swell the rout
Of lads that wore their honours out,
Runners whom renown outran
And the name died before the man.
[…]
And round that early-laurelled head
Will flock to gaze the strengthless dead,
And find unwithered on its curls
The garland briefer than a girl's.
Now take back the soul of Denys George Finch Hatton, whom You have shared with us. He brought us joy and we loved him well. He was not ours, not was not mine." She reaches over and takes a fistful of the earth ground to throw over his coffin. Her trembling hand hesitates. She places the hand over her heart, then walks away.

4 comentários:

  1. Concordo com sua escolha, Lorena! Não vi o primeiro filme, mas vc tem razão quanto aos outros! Chorei muito vendo o "West side story", nesta cena que vc mencionou, naquela em que Maria e Tony se conhecem e em tantas outras!... Adoro o modo como esse filme dialoga com Romeu e Julieta. As pontes de Madison é outro dos meus favoritos. Para mim, o filme hors concours em matéria de chororô é o Cinema Paradiso. Aquela cena que o fecha é a mais linda que já vi!...
    A propósito, adorei seu comentário ao meu último post. Vc precisa passar por lá pra ler meu comentário - que vou postar agora.

    Beijocas
    Dani

  1. Ai Dani, deveria tomar vergonha na cara. Preciso assumir que nunca assisti a Cinema Paradiso. Tenho que remediar isto logo logo.

  1. Lorena, assista que você vai gostar muito. Não é vergonha não ter visto, porque você é nova ainda (eu sou um pouquinho menos nova, hehehe), e não dá pra ter visto tudo aos 19 anos. Eu peguei uma promoção dele por 12,90. Nem preciso dizer que eu pulei de alegria, né?!

    bjocas

  1. Dayanna Gonçalves disse...:

    Não poderia ter escolhido melhor o primeiro lugar. Os outros são ótimas escolhas também, principalmente Francesca/Robert (a cena do sinal me dá uma agonia que não tem nem como explicar), mas nada vence aquela última cena de The Notebook.

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