Judy Garland e a melhor noite da história do show business.

sábado, 23 de abril de 2011





"I'll sing 'em all and we'll stay all night!" 

Entre as décadas de 50 e 60, Judy havia passado um longo período em convalescência devido a sua imersão em bebidas, drogas e uma crise de hepatite que supostamente havia condenado sua carreira como cantora; mas ao se recuperar, retornou aos palcos com uma apresentação chamada “Just Judy.” Sem vestígios de suas apresentações de vaudeville, Judy subiria aos palcos noite após noite em companhia de sua banda, para cimentar a sua mais que merecida fama de Melhor Entertainer do Universo.

"Do you really want more? Aren't you tired?" 

O ponto de encontro para esta noite mais que especial foi o espetacular Carnegie Hall, em Nova Iorque, em uma noite de Domingo, dia 23 de Abril de 1961. Lá, Judy embarcou em uma jornada, cantando alguns de seus sucessos como That Man That Got Away, A Foggy Day, Come Rain or Come Shine, Stormy Weather, Swanee e Over the Rainbow, acompanhada por uma platéia de mais de 3.000 pessoas em verdadeiro frenesi, que constantemente gritavam pedidos de ‘encore’.

Para alegria dos fãs e admiradores – de ontem e de hoje – e graças ao bom senso da Capitol, que decidiu gravar o show, esta noite culminou no álbum Judy at Carnegie Hall – que lhe garantiu quatro Grammys, e que permanece até os dias de hoje como o seu disco mais vendido (e que, a propósito, nunca saiu de catálogo).

Se você ainda não tem, procure-o; e se você já o possui, tire um instante para remover a poeira do seu álbum, sente quietamente em um canto, e então espere para ter o prazer de ser teletransportado para aquela memorável noite de 50 anos atrás. Enquanto o mérito à Judy é certo e de direito, o presente é nosso.

Tony and I managed to obtain seats for the legendary Judy Garland concert in April at Carnegie Hall. She was everything we could have imagined - and more. A lot of her orchestrations were by the great Nelson Riddle, and when she finished his arrangement of “Come Rain or Come Shine”, I rose up out of my seat to applaud, as did everyone else in the audience. At the end of the evening, she sat on the edge of the stage and quietly sang “Over the Rainbow.” It was a historic night.
Julie Andrews — Home: A Memoir of My Early Years, page 297/298.

Abaixo segue a tracklist completa do show:

1. Overture: "The Trolley Song"/"Over the Rainbow"/"The Man That Got Away" (Ralph Blane, Hugh Martin)/(Harold Arlen, Yip Harburg)/(Arlen, Ira Gershwin)
2. "When You're Smiling (The Whole World Smiles With You)" (Mark Fisher, Joe Goodwin, Larry Shay)
3. "Almost Like Being in Love"/"This Can't Be Love" (Medley) (Alan Jay Lerner, Frederick Loewe)/(Richard Rodgers, Lorenz Hart)
4. "Do It Again" (George Gershwin, Buddy DeSylva)
5. "You Go to My Head" (J. Fred Coots, Haven Gillespie)
6. "Alone Together" (Howard Dietz, Arthur Schwartz)
7. "Who Cares (As Long As You Care For Me)" (G. Gershwin, I. Gershwin)
8. "Puttin' On the Ritz" (Irving Berlin)
9. "How Long Has This Been Going On?" (G. Gershwin, I. Gershwin)
10. "Just You, Just Me" (Jesse Greer, Raymond Klages)
11. "The Man That Got Away" (Arlen, I. Gershwin)
12. "San Francisco" (Walter Jurmann, Gus Kahn, Bronislaw Kaper)
13. "That's Entertainment!" (Dietz, Schwartz)
14. "I Can't Give You Anything But Love" (Dorothy Fields, Jimmy McHugh) 
15. "Come Rain or Come Shine" (Arlen, Johnny Mercer)
16. "You're Nearer" (Rodgers, Hart) 
17. "A Foggy Day" (G. Gershwin, I. Gershwin)
18. "If Love Were All" (Noel Coward)
19. "Zing! Went the Strings of My Heart" - (J. F. Hanely)
20. "Stormy Weather" (Arlen, Ted Koehler)
21. "You Made Me Love You"/"For Me & My Gal"/"The Trolley Song" (Medley) (Joseph McCarthy, James V. Monaco, Roger Edens)/(Douglas Furber, L. Arthur Rose)
22. "Rock-A-Bye Your Baby with a Dixie Melody" (Sam M. Lewis, Fred Schwartz, Joe Young)
23. "Over the Rainbow" (Arlen, Harburg) 
24. "Swanee" (Irving Caesar, G. Gershwin)
25. "After You've Gone" (Henry Creamer, Turner Layton)
26. "Chicago" (Fred Fisher)



6 comentários:

  1. Oie, Lorena!

    Quanto tempo! Como está você?

    Deve ter sido uma maravilha ver esse show ao vivo, não? Eles deram no melhor LP de todos os tempos. E você escolheu muito bem as músicas.

    Bjinhos, querida, e Feliz Páscoa.
    Dani

  1. satya disse...:

    Seu blog é um sonho!

  1. Oi, Dani! Bom te ver por aqui. :) Fiquei doente e passei maus bocados por uns quinze dias, mas finalmente posso dizer que estou bem. E você, como está?

    Esse LP é um presente. Sei que foram lançados duas versões remasterizadas - uma só com a voz da Judy e a outra onde pode se escutar a interação da platéia. A que eu encontrei disponível para download é esta última, e eu a acho fantástica. Como eu disse, é uma verdadeira viagem ao passado. Uma delícia!

    ~*~

    Dani Maria, bom te ver por aqui! Que bom que você gosta do meu cantinho. :)

    Beijos e feliz Páscoa!

  1. Belo post, Lorena.
    A voz de Judy é uma delícia. Toca o coração.

    Abração e apareça,

    www.ofalcaomaltes.blogspot.com

  1. Carla Marinho disse...:

    oi querida, tudo bem? descobri seu blog através do blog do Antonio e é belíssimo. Convido-a a participar do blog grupodeblogsclassicos.blogspot.com

    caso queira, gentileza nos visitar no blog e informar e pegar seu selinho. grande abraço

  1. As Tertulías disse...:

    Lorena querida, escrevi o maior comentário e na hora de postar ele apagou-se, "escafedeu-se". What was that? Nao entendi...
    Nao vou conseguir refaze-lo mas toquei no assunto que adoro quando Judy "cita" Al Jolson dizendo "I'll sing 'em all and...", comentei sobre a terrível nota desafinada em "The man that got away", sobre seu último concerto na Dinamarca quando, nao conseguindo ela dar a última nota de "Over the Rainbow", uma soprano jovem levantou-se no público e cantou a nota para ela, relembrei que tive esse disco com "LP" e que minha versao em casa AINDA é um cassete e, uphhhh, disse que é uma maravilha voce ter-se lembrado dessa noite, desse "happening" eterno para o show-business e que sempre é uma maravilha vr ao teu blog, amiguinha!!!!
    Beijos
    Ricardo

Postar um comentário