O Brasil sob o olhar de um arquiteto.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Sabe o tipo de idéia que vêm à cabeça e que pela magnitude deveria ser considerada pretensiosa, mas no fundo não é?

Hoje comentei com amigas a vontade que eu tenho de montar um roteiro de visitas e durante as férias sair Brasil a fora conhecendo as cidades do ponto de vista arquitetônico e urbanístico, absorver as suas histórias, culturas e derivados. É diferente você ir a algum lugar e ter como objetivo principal uma leitura crítica com relação a esses aspectos. Sei que depende do caso, mas por certas vezes a euforia de estar em um lugar novo nos impede de assimilar toda essa informação, toda essa bagagem. 

Ano passado fiquei de 14 a 20 de Dezembro na cidade do Rio de Janeiro. Meu intuito principal? Assistir ao primeiro show da Sticky and Sweet tour da Madonna. Entretanto, antes de sair de Manaus elaborei um mini-roteiro dos lugares que eu achava válido ir visitar, tendo em mente, mais ou menos, esses princípios dos quais eu estou me referindo. Até criei um sistemazinho com informações sobre transporte coletivo de acesso a esses pontos e tudo mais. Infelizmente não vingou em nada além do show, foram seis dias de chuva constante... Só saí de Copacabana na véspera de viajar para ir jantar em um restaurante no bairro da Glória.

Mas, enfim, a idéia pseudo-pretensiosa é de que se algum dia as viagens saíssem do papel, poderiam me render registros documentais - gostaria de fazer um diário para cada uma das viagens, fazer muitas e muitas fotos, e, tendo vista que eu, mera estudante do sexto período do curso de Arquitetura e Urbanismo, tenho pouca maturidade profissional, não ousaria oferecer os meus dois centavos na vã tentativa de analisar os aspectos mencionados - e que desses registros, eu poderia pelo menos compilar as fotos de todos os lugares e montar um livro de fotografia: 
O Brasil sob o olhar de um arquiteto.

Acho que fui longe demais, não?
Bem, enquanto sonhar for de graça, voar alto não custará nada.

0 comentários:

Postar um comentário