Julie Andrews: our everlasting gift of music.

domingo, 9 de maio de 2010
Como alguns já devem saber, hoje foi o grande dia em que Julie Andrews, minha querida diva-mor, voltou aos palcos de Londres, após uma ausência de 30 anos.

Aos amigos leitores de primeira viagem, Julie teve que se submeter a um procedimento em 1997 para remover calos que haviam se formado em suas cordas vocais, e em decorrência da negligência médica dos profissionais responsáveis pela cirurgia, sua linda voz foi prejudicada... Julie ficou tão transtornada ao descobrir que não poderia mais cantar, que se viu obrigada a procurar ajuda em uma clínica de reabilitação para traumas durante um curto período.

Julie se apresentando na Arena O2, em Londres.
Fonte: Getty Image

Logo, voltar aos palcos para se apresentar torna-se algo extremamente especial. Mas este já não é o primeiro concerto no qual Julie faz parte - houveram outros durante o ano de 2008 nos Estados Unidos, na turnê nomeada como "The Gift of Music." Nestes concertos, Julie canta duas ou três músicas, fazendo uso do método sing-speak que foi bem utilizado por seu co-star Rex Harrison em My Fair Lady, pelo ator Robert Preston em The Music Man, e por ela mesma em Princess Diaries 2: Royal Engagement. Além disto, ela convida cantores da Broadway para colaborarem com apresentações.

Julie Andrews devolve aos nossos corações a felicidade de tê-la aos palcos.
Fonte: Getty Image

O show de Londres não seria diferente - haveria inclusive a narrativa que ela realizaria de "Simeon's Gift", uma adaptação de um livro que escreveu junto com sua filha Emma Walton Hamilton.

De antemão, já sabia que neste show das poucas músicas que Julie fosse cantar, uma delas seria A Cockeyed Optimist, canção escrita pela premiada dupla Richard Rodgers e Oscar Hammerstein para o musical South Pacific. E felizmente pude obter algumas informações sobre o concerto à medida que este ocorria. A primeira parada cardíaca foi saber que ao final do primeiro ato houve um sing-along de Do-Re-Mi, puxado por Julie. Imaginem que coisa maravilhosa? Ela também cantou My Funny Valentine. O repertório contava ainda com outras canções de  South Pacific, The King and I, The Sound of Music entre outros.

Em contrapartida, já li comentários contrariados partindo de pessoas que demonstram ignorância quanto ao conteúdo do "concerto." A opinião individual do público sempre termina sendo muito subjetiva, mas as reclamações estão direcionadas à questões que a Julie repetiu exaustivamente em entrevista após entrevista -  que sua voz já não era a mesma, que ela não cantaria durante o show inteiro, e que ela esperava que as pessoas entendessem e não saissem decepcionadas. Ainda sim, houveram aqueles que esperassem que Julie rompesse palco afora, exibindo a voz que um dia cantou I Could Have Danced All Night ou Supercalifragilisticexpialidocious.

Bem, eu particularmente não estaria ligando pra nada disso. No auge do concerto, eu não me importaria de ver Julie cantando ou recitando atirei-o-pau-no-gato, pois qualquer porcariazinha que fosse me faria feliz pro resto da vida. A ocasião, por si só, se registra como um momento único e inigualável.

Julie Andrews no palco da Arena O2, acompanhada da Orquestra.
Fonte: Getty Image

Enfim, acabei de chegar em casa e resolvi olhar o youtube. Surpresa, surpresa, pois não é que já haviam videos feitos durante a apresentação de hoje?

Eis então a performance de Julie Andrews de A Cockeyed Optimist - versão esta que me reduziu a um rio de lágrimas. Estou tão, tão orgulhosa que me faltam palavras. Esta é a prova do quão ela é incrivel, corajosa e impressionante.


Adoro-te querida Julie. Obrigada por nos lembrar todos os dias a importância de perseverar.

Um felicíssimo Dia das Mães a ela e as nossas! Bom Domingo.

3 comentários:

  1. Anonymous disse...:

    Lorena ela foi fantastica, como vc viu meu relato no meu blog.
    Queria saber se vc tem orkut, facebook, msn, pra poder add voce entre os colegas ja que temos isto e cinema em comum.
    Falando em cinema, tenho um blog sobre a setima arte: CINEFILOS BEM-VINDOS(www.moviesforever2.blogspot.com)
    Ate. Raquel.

  1. Carla Marinho disse...:

    Oi Lorena, concordo. Eu vi o video e achei que ela não estava tao bem quanto lembravamos, mas só de vê-la fiquei emocionada. Realmente, os grandes fãs sabem do esforço que foi para a Julie estar nos palcos, ainda mais com 74 anos e depois de problemas vocais. Os criticos sao idiotas.
    beijo pra vc e ótimo teu blog!

  1. Que gracinha, Lorena!

    A Julie realmente merece ser homenageada por sua volta aos palcos. Não acompanhei a repercussão desse retorno entre a crítica, mas não fique encanada com as reações contrárias dela - afinal, seu próprio nome já indica pra que ela serve (trocadilho infame vindo de uma crítica literária...).

    É realmente emocionante ouvir a Julie cantar de novo. Senti isso ao ver O diário da princesa 2 e acompanhar sua narração sobre o quanto isso significava pra ela. Significa também para os fãs que a amam e querem vê-la nem que seja cantando "Atirei um pau no gato", como vc mesma disse!

    Li seu comentário no meu blog mas ainda não consegui respondê-lo. Minha vida tá meio louca. Amanhã acho que vai dar - de todo modo, nossa próxima troca de dvds tá de pé, hein!

    Cuide-se. Bjcas
    Dani

Postar um comentário