Assim é a Vida...

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
É interessante como há uma enorme quantidade filmes (novos e antigos), que potencialidades à parte, são extremamente negligenciados pelo público, ou simplesmente esquecidos.

Escrito e dirigido por Blake Edwards, 'Assim É A Vida' (That's Life! -1986) é um destes casos.

De fato, não há nada de extraordinário na história. É um olhar durante cerca de 48 horas na vida de um casal, Harvey (Jack Lemmon) e Gillian Fairchild (Julie Andrews), lidando com suas crises pessoais.

Harvey é um arquiteto, e verdadeiro hipocondríaco crônico, que às vésperas de seu aniversário de 60 anos, sofre todos os tipos de aborrecimentos e absolutamente nada o satisfaz. Gillian, por sua vez, é uma cantora famosa que acabara de se submeter a uma biópsia para verificar se os nódulos existentes em sua garganta são benignos ou malignos. Durante as horas decisivas que se passam no fim-de-semana até que se descubra o resultado do exame, ela omite a situação, e ao contrário do marido, mostra que sob nenhuma hipótese deixará a peteca cair, cumprindo seu papel de mulher compreensiva, mãe dedicada, e grande companheira.

A locação-base do filme é na residência dos Fairchild, que na época era o próprio lar dos Edwards. A mansão maravilhosa, localizada à costa do Pacífico, nos arredores da cidade de Los Angeles, é um ambiente paradisíaco. Outro “cenário” lindíssimo é a mansão que Harvey está construindo para uma cliente sua, a bilionária Janice Kern (Cynthis Sikes), provavelmente localizada em Hollywood Hills, com uma tremenda vista panorâmica do mar.

O responsável pela fotografia do filme foi Anthony Richmond; a trilha-sonora naturalmente foi de Henry Mancini, que com sua canção-tema interpretada por Tony Bennett ,lhe rendeu mais uma indicação ao Oscar, bem como ao Globo de Ouro.

Quanto ao elenco, vejamos: Julie é casada com Blake Edwards, mãe de Emma Walton e madrasta de Jennifer Edwards, e ambas interpretam filhas do casal, Kate e Megan Fairchild. Jack Lemmon, grande amigo de Blackie, também não perdeu a oportunidade e trouxe o filho, Chris Lemmon e a esposa, Felicia Farr, para complementarem o casting, que nepotismos à parte, não deixam a desejar. Aliás, vale ressaltar que as atuações dos protagonistas, Julie e Jack, lhes rendeu indicações ao Globo de Ouro de 1987.

É inevitável que existam inúmeros filmes mais importantes do que "Assim é a Vida". Nem seu roteiro  inteligente - que diga-se de passagem era retrabalhado todos os dias durante as filmagens, e que dependia da colaboração dos atores e de seus improvisos - junto às atuações excelentes, consegue suprir o 'je ne sais quoi' necessário para que um filme atinja a sua longevidade, ou para que simplesmente não caia no esquecimento.

Deve-se admitir, entretanto, que é com grande dificuldade que podemos encontrar uma comédia tão agradável, e que dentro do seu contexto um tanto quanto piegas ainda é capaz de comover, enquanto discute a nossa derradeira odisséia, o destino ao qual estamos todos condenados: a nossa própria mortalidade.


0 comentários:

Postar um comentário