Hollywood e o TCM Classic Film Festival

domingo, 1 de maio de 2011
Nesta última quinta-feira, dia 28 de Abril, deu-se início ao evento que todo grande entusiasta de filmes clássicos adoraria visitar: o segundo TCM Classic Film Festival, em Hollywood.

Com uma agenda prevendo não somente a exibição de cerca de 70 filmes, onde muitos deles foram digitalmente restaurados, o festival ainda contou com a participação dos mais diversos e ilustres nomes, convidados a entrevistas e maravilhosos tributos com o host Robert Osborne, como Peter O’Toole , Kirk Douglas, Angela Lansbury, Julie Andrews, Leslie Caron, Hayley Mills, Debbie Reynolds, Mickey Rooney, Eva Marie Saint, Warren Beaty e Marni Nixon, só para citar alguns.

A premiere da edição de 60 anos de Sinfonia de Paris, que foi um dos filmes a ser digitalmente restaurado recentemente, se deu em uma Opening Night Gala, com direito a tapete vermelho, presenças ilustres, seguido de coquetel. Aliás, este filme faz parte do tributo aos irmãos Gershwin, onde foram exibidos os filmes Girl Crazy (1943) – apresentado por Mickey Rooney; Sete Noivas para Sete Irmãos (1954) e Núpcias Reais (1951), apresentados por Jane Powell; The Unsinkable Molly Brown (1954), apresentado por Debbie Reynolds; Carrossel (1956), apresentado por Shirley Jones; e Shall We Dance (1937). Outros filmes digitalmente restaurados, que também comemoram suas edições de 60 e 50 anos, respectivamente, é Uma Rua Chamada Pecado e A Doce Vida.

Mapa com os pontos de acesso ao Festival.
O Festival, que foi distribuído em diversos pontos, tais como The Hollywood Roosevelt Hotel, o Grauman’s Chinese Theatre, The Chinese Multiplex, The Egyptian Theatre e The Music Box Theatre, encerra hoje, dia 01 de Maio. O evento contou com cobertura ao vivo através do blog do site do TCM Classic Film Festival, além de galerias de fotos e vídeos, e foi um verdadeiro prato cheio para os que sabem apreciar a maestria, sensibilidade e delicadeza dos longa-metragens de outrora.

Abaixo seguem algumas das melhores e mais memoráveis aparições do Festival:

Peter O'Toole:
Em sua entrevista, O'Toole revelou à Osborne que está escrevendo um memoir chamado "The Professional", que seria o seu terceiro livro e última parte de suas auto-biografias. A conversa ainda cobriu a carreira de Peter desde o seu primeiro filme até os seus idos tempos como jornalista, cuja maior ambição era editar a Life Magazine.

Peter O'Toole foi indicado oito vezes pela Academia e só foi agraciado com uma estatueta em 2003, ao receber um Oscar Honorário.

"Já fazem muitos anos desde a última vez que tive relações íntimas com cimento," diz Peter, à esquerda, ao deixar sua marca registrada durante cerimônia no Grauman's Chinese Theatre.

Kirk Douglas:
Á direita, Kirk Douglas, 94, conversa com Robert Osbourne sobre sua longa e memorável carreira antes da exibição do seu filme, Spartacus, dirigido por Stanley Kubrick. De acordo com o ator, Spartacus permanece como um filme relevante, pois "Spartacus foi um personagem real. Não se sabe muito sobre ele porque os romanos não quiseram registrar a história de um escravo que por muito pouco não deu a volta por cima do Império Romano. Spartacus nasceu na Libia, e a Libia atualmente batalha por sua liberdade, quando na verdade a única coisa que lhe falta é ter o seu próprio Spartacus." 
Julie Andrews:
Julie Andrews, 75, à esquerda, foi encaixada subitamente na agenda do Festival para participar de uma pequena entrevista com Robert Osbourne, antes da exibição do filme Bonequinha de Luxo (que também passou por um novo processo de restauração digital de imagem), dirigido por seu falecido marido, o diretor Blake Edwards. A atriz discutiu a carreira do escritor-diretor-produtor com muita graciosidade e carinho, dizendo que ele foi fascinado por filmes e que gostava de observar as técnicas de diretores que o antecederam, citando Frank Capra como uma de suas inspirações.

Também comentou que Edwards utilizava a câmera  como instrumento para captar a atenção do público em relação aos atores, e não à sua própria técnica como diretor. Ainda disse que Blake, que adorava assistir filmes antigos e atuais, ao assistir O Senhor dos Anéis e Avatar, se questionou, repetidas vezes, com a maneira a qual esses filmes teriam sido feitos.


Quando questionada sobre qual teria sido o filme preferido de Blake Edwards, em termos de trabalho pessoal, ela respondeu que provavelmente deve ter sido S.O.B, uma sátira sobre a indústria do cinema hollywoodiano, onde Edwards pôde exorcisar muitos de seus traumas do passado.  Julie Andrews encerra a entrevista declarando que sente ter enorme responsabilidade em manter o legado de Blake Edwards vivo, "porque ele foi muito especial."

E ainda...
Jane Powell, à esquerda, e Hayley Mills, à direita, participando de suas respectivas entrevistas.

O atores Mickey Rooney (sup.) e Leslie Caron (inf.) participam de entrevista durante o Festival de Filmes Clássicos.

Marni Nixon (sup.) e Debbie Reynolds (inf.) em suas respectivas aparições.

~ * ~ * ~
* As fotos foram retiradas do Wireimage e Galeria de fotos do IMDB.
Para conferir mais informações sobre o Festival basta acessar o site do TCM Classic Film Festival.

8 comentários:

  1. satya disse...:

    Que máximo!
    Acho que devo ter uns logins de algumas agências de fotos, se algum ainda funcionar, vou passar pra você procurar fotos. (Se te interessar, claro.)
    Beijos.

  1. Sério, Dani? Nossa, eu ficaria muito feliz. Me avisa (por aqui ou pelo livejournal) caso os logins ainda funcionem.

    Beijos e obrigada.

  1. Carla Marinho disse...:

    Nossa Lorena. Eu tinha visto sobre esse festival. Realmente queria eu poder ter ido. Olha, pedindo licença pra colocar esse teu post no meu site cinemclassico.com (com os devidos créditos, tudo bem?) Caso não possa, me informe. grande abraço!
    Carla
    www.blogsdecinemaclassico.com
    www.cinemaclassico.com

  1. Claro que pode, Carla! Fico muito feliz com isso.

    Abraços!

  1. Daniele Moura disse...:

    Lorena,
    olá!
    que belo trabalho você tem!
    Fiquei viajando neste post sobre o TCM Film Festival, sem dúvidas um dos sonhos de consumo de qualquer cinéfilo: estar lá!
    Tão bom ver as estrelas e astros do passado agora, tão felizes, celebrando a vida e suas respectivas carreiras. Que bom!
    Vi que o Cinema Clássico está no seu blogroll. Obrigada!
    Estou te seguindo também.
    Um abraço
    Dani
    www.telaprateada.blogspot.com

  1. Lorena, saudades de suas postagens.
    Abração e apareça,

    O Falcão Maltês

Postar um comentário