Um pouquinho de Brasil no Julie Andrews Hour.

terça-feira, 30 de novembro de 2010
Luiz Bonfá, bossa nova e Julie Andrews: como não gostar dessa combinação?

Embora o movimento conhecido como Bossa Nova, tenha tido outros tantos nomes por referência, é Luiz Bonfá, um pouco acanhado, quem acompanha Julie Andrews e Steve Lawrence neste medley maravilhoso, composto pelas músicas Samba de Orfeu, Batucada, Watch What Happens, Wave, The Gentle Rain e Manhã de Carnaval, no Julie Andrews Hour, exibido em 1973.



Bem verdade, esta não foi a primeira vez em que Bonfá fora colocado sob os holofotes na América do Norte. Após a “popularização” deste movimento da música brasileira nos Estados Unidos, Bonfá foi convidado a participar do festival de Bossa Nova realizado no maravilhoso Carnegie Hall, em New York., no ano de 1962. E mais, compôs  a canção “Almost in Love”  interpretada por Elvis Presley no filme da MGM "Live a little, love a little", e colaborou com nomes como o de Frank Sinatra e Quincy Jones.
Dentre suas composições, tenho Manhã de Carnaval como uma das minhas canções preferidas. A suave melodia  é capaz de me remeter a um passado ao qual não pertenci, e a imagem mais nítida e fixa em minha mente, ao escutar essa bela canção, é composta pela brisa leve, o cheiro do mar, a areia molhada debaixo dos pés, e especialmente, o nascer-do-sol na praia de Copacabana.

Manhã, tão bonita manhã; na vida, uma nova canção
cantando só teus olhos, teu riso, tuas mãos
pois há de haver um dia em que virás
das cordas do meu violão, que só teu amor procurou
vem uma voz falar dos beijos perdidos nos lábios teus.
Canta o meu coração, alegria voltou, tão feliz a manhã deste amor.


A day in the life of a fool, a sad and a long lonely day
I walk the avenue, and hope I'll run into
The welcome sight of you, coming my way
I stop just across from your door, but you're never home any more
So back to my room, and there in the gloom
I cry tears of good bye
That's the way it will be every day in the life of a  fool

1 comentários:

  1. Oi, Lorena!

    Dei uma sumida mas estou voltando aos poucos.
    Ainda não vi esse número do Julie Andrews Hour. Vou fazer isso tão logo clicar em "postar comentário". Não sabia dessa aproximação entre Bonfá e Julie. Adoro ver o Tom cantando com Frank Sinatra e as versões americanas que ele fez de ícones do movimento, como Garota de Ipanema, Insensatez. Você já viu a Doris cantando "How insensitive..."? É lindo! Na verdade, ela cantou uma porção dessas versões (poéticas como só o Tom poderia fazer) no seu Latin Album. Amo a Bossa Nova e, como você, me transporto no tempo quando ouço essas canções (aliás, se você não tem, precisa urgente comprar o DVD da Coqueiro com o show que Tom, Vinícius, Toquinho e Miúcha gravaram na Itália - é uma das coisas mais lindas que já vi).

    Adorei a fotografia de Copacabana - vou roubá-la. Ela é provavelmente dos anos 20. Não muito antes disso, os cronistas se referiam ao bairro como "O longínquo bairro de Copacabana". Que diferença de hoje, não?

    Bjinhos, querida. Cuide-se!
    Dani

Postar um comentário