Que tempo bom que não volta nunca mais.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Assistindo aos telejornais e acompanhando as notícias e catástrofes do dia-a-dia, percebo como a inclusão tecnológica nos leva a certa banalização da imagem. Vivemos em uma época onde estamos prontos e equipados, faça sol ou chuva, para a qualquer momento dispararmos celulares e câmeras fotográficas para registrarem em foto e vídeo tudo o que está se passando no mundo, de bom ou ruim, relevante ou não.

Em contrapartida, penso em pedaços de história que exatamente por esta falta de recursos, se perdem na nossa memória, como lembranças do passado empoeiradas no fundo de um baú velho, enquanto nossa história presente é abarrotada de imagens desnecessárias.

Saudades de um tempo ao qual eu não pertenci me reduzem a isto.

5 comentários:

  1. As Tertulías disse...:

    Transmimento de pensacao... Estava eu pensando na Leslie Caron (Postagem anterior à atual) e no fato dela ter sido a única bailarina da história que dancou com Nureyev e Baryshnikov ao mesmo tempo... Os tres juntos num número com cancoes dos filmes da MGM... Infelizmente nao existem fotos deste maravilhoso espetáculo em NY no final dos anos 70, nada para a posteridade foi feito... perdido... que pena...

  1. O que mais me dói é saber que nesta época já existiam os meios, o que não existia era costume para fazê-lo.

    Pouquíssimos são os musicais que fizeram/fazem parte da Great White Way, que foram registrados em vídeos na íntegra. Esse "mal" costume ainda prevalece.

    Enquanto isso, não poderemos saber como é ver Gertrude Lawrence em The King and I, Julie em My Fair Lady ou Camelot, Mary Martin em South Pacific ou Carol Lawrence em West Side Story, Richard Preston em The Music Man, entre outros.

    O que existe pra posteriedade são as trilhas sonoras, bem como alguns sketches gravados em programas de variedade como o The Ed Sullivan Show, que hoje já se encontra em DVD, com pequenos trechos desses grandes musicais, suficiente para deixar qualquer um com gosto de "quero mais.'

  1. As Tertulías disse...:

    Oi querida!!!! E como já pensei sobre isso... ah... Gertrude Lawrence em "Lady in the Dark", Carol Channing em "Dolly", Judy Holidy, Ethel Merman... e também "nossa" Julie... Barbra em "Funny Girl"... Fico triste...
    Olha, acabei de postar uma coisa que , acho, vove vai gostar! Beijo do amigo vienense Ricardo (P.S. Quando vais tomar um Tacacá por mim????? Adoro... Sorvete de buriti também... e pupunhas!!!!!!!!! Ai como eu gostaria de comer umas agora!!!!!!)

  1. As Tertulías disse...:

    Mais um pouco de informacao sobre um filme (e livro) do qual gosto muito...

  1. Oi, Lorena!

    Eu continuamente tenho essas saudades de coisas que não vivi, também! Mas um lado bom dessa tecnologia é saber que muitos filmes antigos podem ser preservados e restaurados agora!
    Fiquei 15 dias distante do computador e descobri muitas postagens legais suas! Vu ler tudo com calma.

    Bjinhos
    Dani

Postar um comentário